Orlando Bomfim é lembrado pela participação na cultura do ES

O sitio eletronico SeculoDiario prestou uma homenagem ao importante ativista cultural Orlando Bomfim Netto, um dos expoentes da produção cinematográfica capixaba. Orlando faleceu de pneumonia aos 80 anos, tendo em sua trajetória profissional o cargo de diretor da TV Educativa no Estado.

A Comissão Espírito-Santense de Folclore lamentou a partida  e ressaltou o legado deixado. “De Orlando, o zelo técnico, poético e profícuo com que registrou a cultura popular capixaba, em especial tesouros do nosso folclore, custodiados no acervo de seus afortunados documentários.

Sua morte gerou manifestações de pesar do governador Renato Casagrande, do secretário Estadual de Cultura, Fabricio Noronha, e de diversas pessoas e entidades da cultura capixaba. Foi decretado luto oficial de três dias.

O príncipe do cinema

Filho do militante comunista capixaba Orlando Bomfim Júnior, desaparecido político pela ditadura em 1975, Netto nasceu em Minas Gerais, iniciou sua carreira como cineasta no Rio de Janeiro, mas viveu e produziu cinema por muitas décadas no Espírito Santo, além de ter atuado no movimento cineclubista.

“Ele sempre esteve presente na formulação de políticas públicas para o audiovisual e sempre militou politicamente pelo seguimento”, lembra Vitor Graize, cineasta e produtor da Pique-Bandeira Filmes, que restaurou obras de Orlando nos últimos anos. Netto atuou também na sociedade civil, tendo sido fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD), primeiro presidente da ABD Capixaba e membro do Conselho Estadual de Cultura.

Também teve destaque como gestor público na área, tendo sido diretor do Departamento Estadual de Cultura (DEC), nos anos 80, e participado no início dos anos 90 na criação da Lei Rubem Braga em Vitória, que foi por muitos anos uma das mais importantes do Espírito Santo.

COMPARTILHAR

Warning: A non-numeric value encountered in /home3/reporterbarra/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008