Aneel aprova reajuste médio de 6,75% na conta de luz de 31 cidades

Por G1 — Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (9) reajuste médio de 6,75% na conta de luz dos consumidores da Light a partir do dia 15 de março. Embora a medida atenda apenas o Rio de Janeiro, reajuste com parâmetros semelhantes, poderão atingir outras operadoras de energia, inclusive consumidores da EDP Escelsa.

Já no Rio de Janeiro, os consumidores comerciais e residenciais (baixa tensão) terão um reajuste médio de 4,67%. Para os de alta tensão, consumidores industriais, a correção média será de 11,83%.

Cerca de 3,9 milhões de unidades consumidoras são atendidas hoje pela Light em 31 municípios do Rio de Janeiro.

De acordo com a Aneel, um dos fatores que contribuíram o aumento foi a alta do dólar, que impacta valor da energia da hidrelétrica de Itaipu, que fornece parte da energia consumida no Rio.

A energia de Itaipu é indexada ao dólar, que teve forte alta nos últimos doze meses, pois a moeda norte-americana passou R$ 4,33 para R$ 5,42, informou a Aneel.

Segundo a Agência, o reajuste para as tarifas da Light não foi maior porque foi autorizado o abatimento de créditos de PIS/Cofins da base de cálculo do ICMS.

COMPARTILHAR

Warning: A non-numeric value encountered in /home3/reporterbarra/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008