28 de Junho – Dia do Imigrante Pomerano

28 de junho

O Dia do Imigrante Pomerano é comemorado em 28 de junho. Esta data foi instituída no calendário oficial do Estado pela Lei 9.258/2009 de autoria do Deputado Atayde Armani e sancionada pelo governador do Estado Paulo Hartung, no dia 28 de junho de 2009. Por fazermos divisa com o município de Vila Pavão, um dos berços dessa cultura, saudamos toda a população e em especial aos imigrantes que aqui construiram um legado de trabalho e esperança.

Na foto em destaque vemos uma festa de casamento pomerano. O casamento tradicional pomerano ainda acontece nos municípios do Espírito Santo, e guarda uma relação de continuidade com o passado. Os proclamas no culto religioso ocorrem cerca de um mês antes da oficialização da união matrimonial, período em que tem início os preparativos para a festa: construção do forno e galpões. Tudo é feito coletivamente por amigos, vizinhos, parentes, cozinheiras e por copeiros e copeiras.

Território Pomerano no Espirito Santo

    Desde 1945, ao término da Segunda Guerra Mundial,a região da Pomerânia não existe mais no mapa. Com o Tratado de Potsdam, a República Democrática Alemã ficou com a parte correspondente a Pomerânia Anterior e ao território polonês foi anexada a Pomerânia Posterior, de onde é originária a maioria dos pomeranos que imigraram para o Espirito Santo.
    Com isso o berço da colonização germânica foi constituída na região centro-serrana do Espírito Santo, área montanhosa em extensões de terras altas, também conhecida entre os imigrantes como “terra fria”. Atualmente, as antigas colônias de Santa Isabel e Santa Leopoldina, com predominância de imigrantes germânicos, são formadas pelos municípios de Domingos Martins, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá. Além desses, os distritos de Alto Santa Maria e Vinte e Cinco de Julho, do município de Santa Teresa, também são habitados principalmente por imigrantes alemães
COMPARTILHAR

Warning: A non-numeric value encountered in /home3/reporterbarra/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008