Pista de Team Penning é inaugurada em Vila Paulista, Barra de São Francisco

Uma pista especial para a prática da modalidade Team Penning (apartação) que em breve receberá competições está sendo preparada para os competidores

Inaugurada na semana passada, várias pessoas se reuniram na Propriedade Rural do empresário Jonoel Garcia, em Vila Paulista, para a estrearem uma pista de Team Penning. Uma prova de inauguração entre competidores amigos marcou o início das atividades.

Team Penning

Nascido nos ranchos americanos, o Team Penning é um trabalho antigo e usado para o tratamento dos animais. No começo, o método servia para separar o gado para dentro dos currais para marcação, medicação, ou até transporte. Hoje se tornou uma competição de ritmo acelerado e com muitas emoções

O Team Penning é praticado por três pessoas dando a oportunidade das famílias correrem juntas. Uns fizeram deste esporte um hobby, para outros uma profissão.

Em alguns lugares, como no Rio Grande do Sul, a modalidade é conhecida como Campereada. Um dos objetivos da prova é estimular os proprietários e seus familiares a terem um envolvimento com os cavalos.

A competição exige concentração, entrosamento e habilidade dos participantes.

Como funciona

Os competidores devem se dividir em equipes com três cavaleiros. Cada uma tem de 60 a 90 segundos para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados.

A partir do momento que a fotocélula sorteia o número dos bois e a boiada juntada ao fundo da arena, o locutor anuncia a pista liberada e, assim o trio sai à procura dos bois.

Os cavaleiros devem seguir as regras e levar somente os animais designados a eles, caso isso não aconteça, pode ocorrer o SAT (Sem Aproveitamentos Técnicos). O tempo limite varia de prova e categoria, sendo que o máximo é de 120 segundos.

Quando o primeiro competidor do trio entrar no pequeno curral com os animais e levantar uma das mãos, o juiz para o cronômetro. Ganha quem fizer a prova em menos tempo.

O vereador Lemão Vitorino (PSD), presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco, esteve presente e elogiou a iniciativa.“Temos que parabenizar a iniciativa do nosso amigo Jonoel e seus filhos Jonderson, Rafael e Vinícius (Chiquinho). Ficou um ambiente descontraído e atraente por ter pessoas de todas as idades. Realmente um esporte para a família”, disse Lemão que prestigiou o evento.

Com foto e informações do painel da Rádio Clube FM

COMPARTILHAR

Warning: A non-numeric value encountered in /home3/reporterbarra/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008