Mesários recebem orientações sobre protocolos sanitários nas Eleições 2020

O plano de segurança sanitária traçado pelo TSE com a colaboração de médicos especialistas, abrange as condutas de todos os envolvidos no processo eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio da Comissão de Mesários, tem utilizado a capacitação dos mesários que atuarão durante as Eleições 2020 para difundir o protocolo sanitário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantindo assim, a segurança dos voluntários e dos eleitores no dia da votação.

O TSE iniciou na última segunda-feira (05) a campanha “Vote com Segurança”, disponibilizando uma série de vídeos e spots produzidos pelo Tribunal com dicas sobre o passo a passo da votação, cuidados e lembretes que devem ser tomados antes de sair de casa, bem como todas as informações sobre os dias e horários das eleições. O treinamento dos mesários no Espírito Santo utiliza esse material informativo.

O Plano de Segurança das Eleições 2020 elaborado pelo TSE com a colaboração de médicos especialistas, abrange as condutas de todos os envolvidos no processo eleitoral: mesários, demais colaboradores e eleitores.

Rosiane Marrochi, membro da Comissão de Mesários, explica a aplicação das medidas: “Aos mesários, caberá: utilizar os equipamentos de proteção durante o período de trabalho, higienizar constantemente as superfícies de trabalho, manter o distanciamento dentro da seção eleitoral e garantir o distanciamento na fila. Aos eleitores cabe se dirigir ao local de votação de máscara, levar sua própria caneta, manter o distanciamento na fila, não levar acompanhantes e deixar o local de votação logo após o voto para evitar aglomerações. Para garantia da segurança é necessário que cada um faça a sua parte, pois quando você se protege, está protegendo também o próximo”, finaliza.

COMPARTILHAR