Dia 04 de Agosto – Dia do Padre

O dia do Padre é comemorado desde 1929 e foi instituído por Papa Pio XI

Hoje, 04 de agosto, é comemorado o Dia do Sacerdote. A data é é celebrada no mesmo dia da festa de São João Maria Vianney, padroeiro de todos os sacerdotes os quais, através do Poder Legislativo, queremos saudar pela passagem desta data em especial aos padres Belmiro Ohnerzorge (Pároco) e Edson Delfino ((Vigário), da Paróquia São Francisco de Assis em Barra de São Francisco-ES.

João Maria Vianney nasceu na França, em 1786, e foi considerado um dos mais notáveis conselheiros do mundo católico em sua época. O Papa Pio XI o canonizou em 1925.

O Padre entende o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um pai (padre) à semelhança de Cristo que amou e deu sua vida ao povo pobre, simples e marginalizado. Nunca hesita. Tudo aceita, confia e acredita em Deus e na sua Providência, e caminha seguro para missão que lhe é designada.

É o padre, que através do Evangelho, leva os homens a Deus, pela conversão da fé em Cristo. Por isso, são pessoas que nascem com esse dom e logo cedo ou no momento oportuno, ouvem o chamado de Deus para se consagrarem a servir à comunidade, nos assuntos que se referem a Ele.

O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica, um sacerdote consagrado por um bispo cuja missão é evangelizar, celebrar a Eucaristia (missa), ouvir confissões, ministrar o batismo, o sacramento da cura, abençoar os fiéis, entre outras funções.

Historicamente, a figura do padre é de grande importância, pois era uma pessoa de muita influência junto à comunidade.

Na Igreja Católica, a figura do padre é considerada semelhante a de um “pai” (padre), que intercede por seus “filhos” (fiéis) em nome de Deus e Jesus Cristo.

ASCOMCMBSF/pORTALT5.COM.BR/PARÓQUIA SÃO PEDRO APOSTOLO

COMPARTILHAR