Veja os dados oficiais da pandemia do coronavírus Covid-19 em Barra de São Francisco

 

 

 

 

 

Por Carlos Madureira

Os dados impressionam a respeito da pandemia do coronavírus Covid-19 em Barra de São Francisco. Quando em meio a boatos, fakes, noticias duvidosas, alarde desnecessário, o que se vê nos dias atuais pelas vias públicas, são pessoas que não percebem o perigo que estão correndo. Os dados são de acordo com o site https://coronavirus.es.gov.br/painel-covid-19-es. Vale ressaltar que circula uma publicação da Prefeitura Municipal atestando 34 casos nesta sexta-feira.

É bom lembrar que foi no dia 22 de abril que o primeiro caso foi confirmado no município. De lá para cá, ou seja, nesta sexta-feira dia 15, já se contabiliza 33 casos (3,03%) dos já confirmados entre sede, distritos e bairros. Para se ter uma ideia da gravidade da situação o bairro Irmãos Fernandes está com 09 casos detectados. Com 01 caso estão as localidades de Vila Itaperuna, Monte Senir, Santo Antonio, Córrego da Penha, Vila Vicente e Campo Novo. Na Vila Luciene e Bambé foram são 02 cada. No centro 03 casos. Na Vila Landinha foram 04 casos confirmados e os demais não foram denominados os locais.

Desse total, 24 são mulheres e 09 homens. Desse total 13 pessoas são da faixa etária entre 40 a 49 anos. Curiosamente, os grupos de maior risco, crianças e idosos, apresentaram um caso entre 10 aos 19 anos e outro de idade entre 60 a 69 anos. Mesmo assim, é bom atentar que entre 50 a 59 anos, apareceram seis casos; de 70 a 79 anos dois casos e um caso de 80 a 89 anos.

Prevenção

De acordo com o site oficial do Governo do Estado, até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente.

Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe

e outras tantas doenças respiratórias.

Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão

Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização

Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Utilizar lenço descartável para higiene nasal

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

Não compartilhar objetos de uso pessoal

Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado
COMPARTILHAR