A Secretaria Municipal de Assistência Social de Barra de São Francisco-ES, juntamente, com a equipe do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social reiniciou no dia 05 de fevereiro as atividades do Projeto Melhor Idade através da ginástica, que conta com a participação de mais de 150 pessoas referenciadas que tem confiado e acreditado na atuação da equipe.
O Projeto tem por objetivo proporcionar aos idosos mais qualidade de vida, atribuindo a eles acesso a cultura, esporte, lazer, educação, saúde, bem como convivência familiar e comunitária, garantido, desta maneira, os direitos da pessoa idosa.
A atividade física – ginástica – atende pessoas a partir de 50 anos, sem qualquer distinção de sexo, cor, raça e religião ou renda. O Projeto mantém atividades internas, como: Palestras educativas, oficinas, cursos, grupos de convivência, acompanhamento psicossocial e confraternizações em datas comemorativas, incentivando ainda atividades externas, como passeios turísticos e visita a locais públicos. A fim de estimular a sua produtividade e criatividade, colaborando com sua formação psicológica e social.
Atualmente o Melhor Idade é apoiado pela Secretária de Assistência Social, Zirene Surdine, toda equipe técnica de referência do CRAS, além das Secretarias de Educação e da Cultura.
Para este ano de 2015, iremos reorganizar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos do Idoso (SCFVI) com objetivo de atender a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
1) Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo;
2) Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária
3) Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida;
4) Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir. Isso contribuirá para o desenvolvimento da autonomia social dos usuários.
Público prioritário para o SCFVI:
1) Idosos (as) com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, em especial: – Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
2) Idosos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda (Bolsa Família);
3) Idosos com vivência de isolamento por ausência de acesso serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço;
4) Idosos do serviço de acolhimento (abrigo).
Se você deseja informação deste serviço procure:
CRAS- Centro de Referência de Assistência Social:
RUA: GUEMERCINDO FARIAS, Nº 78, CENTRO (ANTIGO PRÉDIO DO SEMEC).
TELEFONE: 3756- 2841