Vereador Bofe denuncia negligência e omissão na falta de manutenção de veículos do município

O vereador Huander Cleydi Cardoso de Souza – Bofe – (PSB), denunciou no início desta semana a precária situação em que se encontram alguns veículos lotados na Secretaria Municipal de Saúde. Bofe foi pessoalmente verificar alguns veículos do município, sobre a situação em que estes carros do município se encontram, principalmente os do setor da saúde, os quais com falta de manutenção, estão oferecendo riscos tanto para os motoristas como para as pessoas que neles são transportadas.

O parlamentar lamentou que o estado precário em que se encontram, apresentam alta quilometragem, sem revisões e podem ser alvo de acidentes, como os que já foram verificados anteriormente, inclusive matando pessoas. Na semana passada uma van pertencente a Prefeitura de Nova Venécia, se envolveu em um grave acidente que vitimou pessoas que por ela eram transportadas.

A situação dos pneus do veículo Spin da Secretaria de Saúde, placas – QRC 3737, é muito grave e não se sabe como pode estar em serviço, rodando precariamente com pneus que nem para estepe serve. Segundo o vereador Bofe, já foi avisado várias vezes para fazer a troca e nada até o momento foi feito, com total descaso da municipalidade para com funcionários e cidadãos que utilizam dos serviços de transporte para clínicas e hospitais. “Esse veículo continua viajando em situação precária e fatalmente vai se envolver em acidente como o que vitimou os venecianos”, denunciou Bofe.

Denúncia foi feita em maio desse ano

Em maio desse ano, Huander Boff (PSB), esteve visitando duas oficinas autorizadas para conserto de veículos na capital capixaba, pertencentes ao município de Barra de São Francisco, os quais aguardam a vários meses, pela decisão do Executivo em consertá-los.

Huander Boff que foi criticado por pessoas ligadas ao Poder Executivo, pelo uso de diárias na Câmara Municipal, disse que as críticas foram feitas, para tentar “calar” o Legislativo, com relação a falta de competência da municipalidade, em gerir o patrimônio da Prefeitura Municipal. “Nossas diárias são direcionadas para prestar serviço para a coletividade e denunciar os descasos como estes que estamos apresentando. Não tiro diária para passear, mas para fiscalizar e lutar pelos interesses do meu município”, acentuou.

Ambulância

O primeiro veículo localizado pelo parlamentar, uma ambulância Renault, se encontra aguardando decisão de pagamento dos reparos na Atlântica Automotor Ltda, no município de Serra e o custo está orçado em R$20.754,00 cujo orçamento deverá ser mantido até o próximo dia 29. Esta ambulância acabou se envolvendo em um acidente na sua primeira viagem para levar pacientes para a capital.

Onix

Já o outro carro também localizado pelo parlamentar, trata-se de um Onix Joy 2018, avariado e aguardando decisão da Prefeitura Municipal para seu conserto, na GMFS Comércio de Veículos Ltda, estabelecimento na avenida N.S. da Penha em Vitória. Este veículo, teve seus reparos e consertos avaliado em R$2.412,00.

De acordo com o vereador Boff, os valores para os reparos se comparado com a paralisação na prestação de serviços para a população, não são justificáveis, visto que os orçamentos estão dentro dos parâmetros das oficinas autorizadas do Estado. “Não é possível que a Prefeitura Municipal não disponha desses valores para reparar estes carros”, desabafou o parlamentar que acrescentou ainda serem tais veículos, praticamente novos e com pouco uso pela municipalidade.

Boff destacou que a falta de interesse na agilização dos reparos, não pode ser justificada, tamanha a importância dos equipamentos que atendem a população, notadamente a mais carente e que descobriu que tais veículos pertencentes a frota municipal, não são segurados, o que agrava ainda mais a situação. “Imaginem que estes veículos que rodam praticamente todos os dias no Estado, transportando pessoas, podem serem envolvidos em acidente, possibilitando inclusive a ceifar vidas, tanto do condutor como dos que são transportados, levando o município a ser responsabilizado com encargos de indenizações, onerando ainda mais os cofres da municipalidade”, destacou o vereador.

Relembre acidentes que aconteceram com carros da Prefeitura Francisquense

Em 2017 outro acidente

No dia 15 de agosto de 2017, um outro veículo também da prefeitura municipal de Barra de São Francisco se envolveu em um grave acidente na BR 101. De acordo com informações, um veículo que seguia no sentido contrário tentou uma ultrapassagem e bateu de frente com o carro da Secretaria Municipal de Saúde, que levava pacientes para consultas em Vitória. O motorista da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, foi internado em um hospital de Linhares, enquanto seus ocupantes que eram transportados, foram atendidos em um hospital de Aracruz.

Ano passado

O acidente envolvendo uma van Van Renault Master – placas OYI 4647, na manhã de uma quinta-feira (13) dezembro/2018, gerou a abertura de uma sindicância para apurar responsabilidades, logo no dia seguinte ao fato. O veículo avariado, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, que esteve em viagem de Barra de São Francisco – Noroeste/ES a São Mateus – Norte/ES – (ida e volta), quando se envolveu em uma colisão.

Outra fatalidade

Um acidente entre uma Spinner Chevrolet da Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco e um caminhão carregado com sacas de café, deixou uma pessoa morta e vários feridos na ES-080, próximo de São Domingos do Norte na tarde desta sexta-feira (05 de julho de 2019). De acordo com testemunhas, o carro da Secretaria da Saúde de Barra de São Francisco, trafegava pela rodovia quando colidiu frontalmente com o caminhão.

Maura Guedes, que estava no banco da frente do carro não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. No carro haviam mais seis ocupantes que foram atendidas e conduzidas para o Hospital Dra. Rita de Cássia. O condutor do caminhão e do carro da secretaria não teve ferimentos.

O acidente que matou venecianos

O Corpo de Bombeiros Militar informou que foi acionado na madrugada desta segunda-feira (25), por volta das 4h15, para atender vítimas de acidente de trânsito, no bairro Cavalinho, em João Neiva. O solicitante relatou que uma van seguia sentido Colatina a João Neiva, saiu da pista em direção contrária e colidiu contra uma árvore.

Após confirmação da ocorrência, a guarnição prosseguiu para o local. Ao todo foram sete vítimas, sendo quatro vítimas fatais, três homens idosos e uma mulher. As demais vítimas, motorista e o carona, que foram desencarcerados pela guarnição, além de uma mulher, que estava caída no asfalto, foram socorridas pelas ambulâncias das Prefeituras de Aracruz e Colatina para os hospitais de João Neiva e Colatina.

 

COMPARTILHAR