Reunião entre vereadores e Anpo define data para encontro para discussão do setor de rochas ornamentais

Em encontro realizado na manhã desta quinta-feira dia 04, no gabinete da presidencia da Câmara Municipal, os vereadores Juvenal Calixto, Zirene Surdini Valli e Wilson Pìnto das Merces (Mulinha), estiveram discutindo com o diretor executivo da Anpo – Associação Noroeste dos Produtores de Rochas Ornamentais, Mário Imbroisi, um cronograma da pauta para a reunião que acontecerá dia 16 de julho (terça-feira), no plenário do legislativo. Ficou acertado que a pauta de discussão foi elaborada destacando-se entre outros assuntos, a atualização da legislação ambiental; fortalecimento da Comissão de Apoio ao setor de Rochas Ornamentais e  a construção de uma lista de reivindicações junto ao Governo do Estado.

De acordo com a vereadora Zirene Valli, que preside a Comissão Especial de apoio ao setor de Rochas Ornamentais, na Câmara Municipal de Barra de São Francisco, todos os presidentes de Câmaras Municipais, bem como vereadores, da região estão sendo convidados. A intenção é agilizar procedimentos e diminuir entraves burocráticos no setor de mineração, notadamente da região noroeste capixaba, que vem sofrendo com a falta de agilidade na avaliação de processos e licenciamentos.

Segundo o diretor executivo da Anpo, a situação envolvendo aspectos burocráticos diversos dentro da região noroeste, acumula processos que ultrapassam 10 anos sem se obter uma solução. Mário Imbroisi, argumenta que é necessário o envolvimento de autoridades que se comprometam com o setor, o qual vem sendo penalizado ao longo dos anos, pela falta de estrutura física e humana, para desembaraçar situações que já poderiam estar resolvidas. Além disso, a economia regional que deveria estar sendo beneficiada, bem como o Estado, também fica a mercê desa burocracia que visa mais penalisar a produção do que beneficiar a criação de emprego, renda e arrecadação de impostos.

A reunião do próximo dia 16, estará acontecendo graças a harmonia da Comissão de Apoio ao Setor de Rochas Ornamentais da Câmara Municipal de Barra de São Francisco-ES, Prefeitura Municipal, Anpo – Associação Noroeste de Produtores de Rochas Ornamentais, Abirochas – Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornametais e Sebrae-ES – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas

Serviço:

Debate sobre aspectos gerais do setor de Rochas Ornamentais

Local – Plenário da Câmara Municipal

Dia e horário – 16 de julho – às 8 horas

Endereço – Rua Tiradentes, 214 – Bairro Irmãos Fernandes

 

ASCOMCMBSF

COMPARTILHAR