Início Brasil Destaque Casos de depressão sazonal aumentam no inverno. Entenda o problema!

Casos de depressão sazonal aumentam no inverno. Entenda o problema!

A depressão é considerada o Mal do Século. Estima-se que mais de 322 milhões de pessoas sofram com o problema em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O quadro é complexo e ainda carece de atenção por parte da população e do poder público.

Poucas pessoas sabem, mas as estações do ano podem desencadear um transtorno psicológico, chamado de depressão sazonal. “Esse quadro é caracterizado quando há uma sensação crônica de desânimo nos dias mais frios e chuvosos. Em pequenas proporções, as pessoas naturalmente ficam mais desanimadas nesses períodos, mas o transtorno acontece quando essa condição se prolonga”, comentou a psicóloga e psicanalista Cássia Rodrigues.

Os sintomas são os mesmos da depressão tradicional, como falta de energia, aumento de sono e aumento de peso. Apesar de o quadro ser mais comum em países do hemisfério norte por conta das condições climáticas, é preciso ficar atento. “O diagnóstico é complicado e exige ainda mais atenção por parte do profissional, que precisa acompanhar a mudança das estações para detectar os sintomas no paciente. O acompanhamento psicológico é fundamental”, acrescentou.

COMPARTILHAR