Salve 18 de Março – Dia do DeMolay

Boa tarde a todos. Hoje dia 18 de março é considerado o Dia do DeMolay. Foi a Lei Federal nº 12.208 que instituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay.

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e 21 anos.

É uma organização fundada nos Estados Unidos, em 17 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land, patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Conventos da Ordem da Cavalaria – graus de aprimoramento, após o ingresso na Ordem DeMolay.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, morto em 18 de março de 1314, junto ao Preceptor da Normandia, Geoffroi de Charney por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc.

O motivo de tais acusações foi a ambição do Rei Felipe IV, o Belo, que tinha o apoio do Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

COMPARTILHAR