Polícia Civil leva 260 armas para destruição

No mês de fevereiro, a equipe da Delegacia de Armas e Munições e Explosivos (Dame), sob responsabilidade do delegado Diego Yamashita, encaminhou 260 armas de diversos calibres para destruição. Parte do material foi destruído nesta terça-feira (19). A ação ocorreu com o apoio do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha, em Vila Velha.

De acordo com o titular da Dame, 145 armas foram destruídas no dia na última quinta-feira (14) e nesta terça-feira (19), mais 115 passaram pelo mesmo processo. “Uma vez por mês nós encaminhamos essas armas que foram apreendidas em operações realizadas em todo o Espírito Santo. Assim que são entregues na Dame, essas armas são cadastradas e catalogadas. Para demolir esse material, é realizado um agendamento com o serviço de fiscalização de produtos controlados do Exército Brasileiro”, explicou.

A destruição obedece a uma recomendação do Estatuto do Desarmamento, bem como ao Regulamento 105 (Decreto 3665/2000). O próximo passo será encaminhar à Polícia Federal a relação dessas armas, a fim de que sejam incluídas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) como “armas destruídas”.

Texto: Fernanda Pontes

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

COMPARTILHAR