Nesta sexta-feira dia 15, aconteceu o Terceiro Fórum de Vereadores em parceria ASCAMES e Ales

Vereadores de todo o estado estão na Assembleia Legislativa (Ales) nesta sexta-feira (15) para a realização do 3º Fórum de Vereadores e Vereadoras. O evento ocorre no Plenário Dirceu Cardoso, das 9 às 16 horas, e tem apoio da Coordenação Especial de Relações Institucionais (Ceri) da Ales.

O encontro contou com a presença do governador Renato Casagrande e da vice-governadora Jacqueline Moraes, ambos do PSB; além de deputados estaduais. Durante a reunião ocorre a recomposição da diretoria da Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames).

Os presidentes das Câmaras Municipais de Barra de São Francisco, vereador Juvenal Calixto e de Água Doce do Norte, vereador Rodrigo Gomes Rodrigues (Cigano) marcam presença no evento.

Nesta sexta-feira dia 15, aconteceu o Terceiro Fórum de Vereadores em parceria ASCAMES e Ales

Durante reunião ocorreu a recomposição da diretoria da Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo e o vereador Juvenal Calixto deve assumir uma cadeira na diretoria da ASCAMES, representando as Câmaras Municipais da região noroeste capixaba.

Vereadores de todo o estado estiveram na Assembleia Legislativa (Ales) nesta sexta-feira (15) para a realização do 3º Fórum de Vereadores e Vereadoras. O evento aconteceu no Plenário Dirceu Cardoso, das 9 às 16 horas, e tem apoio da Coordenação Especial de Relações Institucionais (Ceri) da Ales.

O encontro contou com a presença do governador Renato Casagrande e da vice-governadora Jacqueline Moraes, ambos do PSB; além de deputados estaduais. Durante a reunião ocorre a recomposição da diretoria da Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames).

Os presidentes das Câmaras Municipais de Barra de São Francisco, vereador Juvenal Calixto e de Água Doce do Norte, vereador Rodrigo Gomes Rodrigues (Cigano) marcam presença no evento.

A programação oficial do evento ainda vai contar com palestras do advogado eleitoral Hélio Maldonado; do professor César Albenes e da subsecretária de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Karina Uchôa.

Wilton Minarini
Wilton Minarini
Atual representante dos parlamentares municipais, Wilton Minarini entregou a Renato Casagrande manifesto pedindo apoio do Executivo”Operamos com verba muito reduzida e a parceria com o governo estadual é fundamental”, revelou / Foto: Ellen Campanharo

A Casa recebeu nesta sexta-feira (15) o 3ª Plenáriados Vereadores e Vereadoras, promovido pela Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames). Um total de 147 vereadores de 44 municípios prestigiam o evento, que foi aberto pelo governador Renato Casagrande (PSB) na parte da manhã. A reunião seguiu pelo período da tarde, quando tomarão posse novos membros da diretoria da associação, que foi recomposta.

O atual presidente da Ascames, Wilton Minarini (PSD), vereador de Baixo Guandu, entregou ao governador um manifesto da associação pedindo apoio do Executivo estadual para vereadores. “Nossa associação necessita de apoio para os edis em seus municípios. Hoje operamos com verba muito reduzida e a parceria com o governo estadual é fundamental para que nosso trabalho tenha continuidade”, esclareceu.

Na abertura do evento, Casagrande falou sobre a importância do trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo e ressaltou a legitimidade do vereador como representante popular. Disse ainda que está montando uma estrutura na Casa Civil para receber os parlamentares a fim de debater temas que contribuam para o desenvolvimento dos municípios.

“Temos interesse de receber todos os vereadores dos 78 municípios capixabas ainda esse ano. O nosso interesse é criar canais eficientes de comunicação com esses parlamentares”, afirmou.

Apoio às reformas

O governador enfatizou que tem bom trânsito com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e que quer ajudar nas reformas da Previdência e tributária e que vai cobrar as obras federais no ES. “Vou apoiar as reformas e quero ajudar em  tudo o que for em direção à distribuição de renda no Brasil, mas vou cobrar as obras no Estado que sejam de responsabilidade do governo federal, como a duplicação da BR-101 e 262, além do Contorno do Mestre Álvaro e Rodovia Norte-Sul”, afirmou.

Outro ponto enfatizado pelo governador é a questão portuária. “Quero estabelecer fortemente a relação com o governo federal a fim de melhorar a infraestrutura dos portos capixabas. Nosso estado só não é mais competitivo porque a estrutura que temos hoje não é forte e eu não farei nada em Brasília se não for com a bancada federal”, afirmou.

Continuidade de obras

O governador também afirmou que dará continuidade às obras herdadas da gestão anterior. Segundo ele, nenhuma obra ou ação será paralisada desde que haja dinheiro em caixa. “Não vamos olhar para trás porque a população precisa dessas melhorias. Temos pressa em entregar o que está sendo feito e os trabalhos só serão paralisados caso falte verba”, disse.

Participação feminina

A vice-governadora Jaqueline Moraes (PSB) cobrou mais participação feminina na política e convidou as vereadoras presentes a discutir as pautas das mulheres em conjunto com o Poder Executivo. Jaqueline ainda lembrou que o papel do vereador é o olhar constante para as bases. “O vereador deve se preocupar apenas em fazer um bom mandato, pois esse é o único objetivo do mandato. As pessoas esperam uma voz que fale por elas e o vereador é essa voz”.

O deputado José Esmeraldo (MDB) falou sobre a dificuldade que os vereadores encontram em suas demandas. Ele ressaltou que a falta de apoio das outras esferas atrapalha o trabalho dos parlamentares municipais.

“Muitas vezes o vereador tem dificuldade de atender a alguma demanda porque não encontra apoio na prefeitura ou na própria Assembleia Legislativa (Ales), dos deputados estaduais.  E o vereador sabe o que está acontecendo na sua cidade. E quando os deputados querem voto, eles procuram os vereadores”.

Os deputados estaduais Vandinho Leite (PSDB), Torino Marques e Danilo Bahiense (ambos do PSL), além do deputado Federal Ted Conti (PSB) e o secretário da Casa Civil, Davi Diniz, estiveram presentes ao evento.

20O vereador Juvenal Calixto ao lado do presidente da

Câmara de Vitória (CMV), vereador Cleber Felix

O presidente da Câmara Municipal de Barra de São Francisco, vereador Juvenal Calixto

ao lado do presidente da ASCAMES, vereador de Baixo Guandu, Wilton Minarini

*Texto Ales/Fotos ASCOMCMBSF

*Texto Ales/Fotos ASCOMCMBSF

COMPARTILHAR