Foletto não vem à audiência sobre barragem no rio Itaúnas

Paulo Foletto assume Secretaria de Agricultura e não estará em audiência pública que discutirá barragem no rio Itaúnas em Barra de São Francisco

Parlamentar reeleito, o novo secretário licenciou-se do cargo para assumir a pasta que tem responsabilidade sobre represas no ES. A chamada “queda de braço” entre o órgão e o proponente da construção da barragem, deputado Enivaldo dos Anjos, parece que vai longe.

O novo secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto, tomou posse nesta terça-feira (05). O secretário foi eleito para exercer o seu terceiro mandato como deputado federal, mas licenciou-se do cargo para assumir os trabalhos na pasta.

Foletto pretende dar continuidade na Secretaria de Agricultura aos trabalhos realizados como parlamentar, como a valorização do cooperativismo, a preservação do meio ambiente e a promoção do crescimento sustentável do Espírito Santo. “Se depender de mim, o cooperativismo no Espírito Santo nos próximos anos vai ter protagonismo. Eu tenho certeza de que nós vamos fazer no Estado um cooperativismo cada vez mais forte”, destacou.

Com relação a represa em formato de barragem a ser construída no rio Itaúnas e que vem gerando polêmica, uma audiência foi marcada pelo deputado Enivaldo dos Anjos, com, apoio da prefeitura municipal, que até emitiu convites. O assunto repercutiu tanto na cidade que a obra foi paralisada, devido que muitos cidadãos temem pela fragilidade da construção pelo sistema de terra compactada.

O próprio governo de Renato Casagrande, via Seag, entendeu haver problemas e falhas no projeto a ser executado por uma empresa de Marilândia. Curiosamente, os defensores da barragem a ser erigida nos moldes anteriores, continuam defendendo a sua construção a qualquer custo. Do outro lado, alguns vereadores e boa parte da população entendem que as águas armazenadas serão utilizadas pela Cesan e que esta é a obrigação da empresa que comercializa o produto, e que deverá ser beneficiada, em apresentar laudos seguros da obra.

Já Paulo Foletto não virá para a audiência desta sexta dia 08, no antigo Colégio Santa Teresinha, já que a audiência não é da Seag e sim do deputado Enivaldo, autor do projeto de construção e da Prefeitura Municipal que apoia a construção.

Biografia e trajetória de Foletto

Paulo Foletto nasceu no Espírito Santo, na cidade de Colatina, onde foi responsável pela fundação do PSB. É médico cirurgião, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Entre 1993 e 1996 exerceu o mandato de vereador e, em 2002, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2006. Em 2011 Foletto assumiu seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e, atualmente, encontra-se licenciado de seu terceiro mandato na Casa para assumir a Secretaria de Estado de da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.

COMPARTILHAR