Verdadeira aula de cidadania para crianças de Cachoeirinha

Alunos de Cachoeirinha recuperam nascentes da Bacia do Rio Itaúnas, em Barra de São Francisco

 

SiteBarra alunos recuperam nascentes em barra de sao francisco (67)Alunos da Escola Cachoeirinha de Itaúnas, em Barra de São Francisco, iniciaram na última semana o projeto de recuperação de nascentes no município, com ênfase para a recuperação das nascentes da Bacia do Rio Itaúnas, que é o manancial que abastece a cidade.

Os trabalhos foram iniciados no Distrito de Cachoeirinha de Itaúnas, na propriedade do produtor rural José Estevão Neto, popular Zé Bigode  e o Engenheiro de Minas, Everton Desengrini Girelli, definiram-se a área de isolamento para plantio de mudas,  não interferindo nas atividades exercidas na propriedade e assim manter condições de melhorar a água naquele local.

SiteBarra alunos recuperam nascentes em barra de sao francisco (25)

SiteBarra alunos recuperam nascentes em barra de sao francisco (50)O material para confecção das cercas, bem como suporte técnico e logístico quando necessário, estão sendo doados por uma empresa de granitos.

Já os alunos puderam colaborar com o plantio das mudas e receber orientações sobre a importância da recuperação e preservação das nascentes. Segundo a diretora da instituição de ensino, Enedina Maria dos Santos Reis, será realizado no decorrer dos próximos anos, várias ações para tornar permanente o interesse das crianças pela causa.

Foi a primeira de várias nascentes que serão recuperadas, sendo que o objetivo é recuperar todas as existentes na Bacia do Rio Itaúnas.

SiteBarra alunos recuperam nascentes em barra de sao francisco (28)Depois da iniciativa dos alunos, a expectativa é as empresas, principais poluidoras do meio ambiente, manifestem interesse em colaborar com o projeto.

“Estamos dando este primeiro passo com base no projeto desenvolvido pela nossa Secretaria, contamos com esta parceria e agora com a comunidade para ajudar a preservar”, comentou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sebastião Francisco.

SiteBarra alunos recuperam nascentes em barra de sao francisco (1)Desta forma o produtor rural que participar cedendo a área para recuperação e manter a preservação de uma nascente em sua propriedade, ainda pode ser beneficiado pelo programa Reflorestar, do Governo Estadual, que tem como objetivo ampliar a cobertura florestal no Espírito Santo em 80 mil hectares até 2018.

A região possui grande potencial de desertificação, conforme afirmam engenheiros de minas e o Secretário de Meio Ambiente do município. A preservação dos recursos naturais é uma forma de se garantir e conservar o potencial evolutivo da humanidade. O próprio texto constitucional determina que o meio ambiente deve ser preservado não só para os atuais, como para os futuros habitantes do planeta.

O projeto abrange não só a recuperação de nascentes como a construção de caixas secas.

SiteBarra alunos recuperam nascentes em barra de sao francisco (54)SiteBarra alunos recuperam nascentes em barra de sao francisco (66)SiteBarra alunos recuperam nascentes em barra de sao francisco (70)SiteBarra alunos recuperam nascentes em barra de sao francisco (68)SiteBarra alunos recuperam nascentes em barra de sao francisco (74)

COMPARTILHAR