Agência do Correio é furtada em Mantenópolis

O gerente dos Correios nesta manhã de terça-feira, (08), deparou-se com um verdadeiro caos ao adentrar a agência de Mantenópolis para iniciar o expediente. Encontrou centenas de caixas, documentos, envelopes espalhados pelo chão, sinais de depredação e saques.

Como já se previa, face às precárias condições de segurança da agência, por não contar com grades de proteção nas janelas, câmeras de monitoramento instaladas em locais acessíveis a qualquer pessoa, e sem recursos de comutação para alimentação elétrica alternativa para o sistema de vigilância eletrônica, entre outros problemas de cunho estrutural, a agência em questão sofreu a invasão de assaltantes, que segundo informações preliminares, e pelo que indicam as condições em que a agência foi encontrada, apontam que a energia foi desligada com intenção de desativar o sistema de monitoramento e sensores de presença.

Uma das câmeras laterais foi abaixada em sentido ao solo. Cogita-se que os meliantes acessaram o interior da agência através do telhado, e segundo vizinhos da agência, não se ouviu nenhum barulho ou qualquer movimentação que indicasse algo estranho.

No cofre estão impressas por ferramentas, as tentativas de violação, o que portanto não foram bem sucedidas. Ainda não se tem ideia em questão de valores e características dos objetos furtados, entre eles, muitos tablets, celulares, notebooks e outros objetos.

Na sexta-feira, 04/09/2015, segundo informações internas, havia chegado um caminhão dos correios com uma carga de muitas encomendas para serem entregues aos destinatários de Mantenópolis, e que por ocasião do feriado, só seriam entregues nesta terça-feira, (08), o que não será possível, tendo em vista que a agência está fechada e aguardando a chegada da Polícia Federal para realizarem a perícia e darem início ao processo de investigação.

A agência não tem data prevista para a reabertura. A Polícia Militar já enviou para o a Polícia Civil o boletim de ocorrência, para que se dê início ao processo investigativo e sejam capturados e presos o mais rápido possível os autores do delito.

A falta de investimentos na agência de Mantenópolis, tanto nas questões de infraestrutura quanto de segurança já tem sido uma preocupação latente entre os usuários, e como se trata de um serviço de extrema utilidade pública, tal ocorrência acarretará na sequência, sérios problemas para a empresa, bem como para os destinatários cujos objetos estavam para serem entregues.

Aquelas mercadorias que iriam seguir ou chegaram à agência, desde que estejam cobertas por seguro de remessa, poderão ser resgatados os valores em questão. Mas para isso, recomenda-se ao usuário, registrar um boletim de ocorrência assim que for constatada a perda ou roubo do objeto. Deverá também ter em mãos o código de rastreamento, sem o qual será praticamente impossível identificar o objeto, pois são centenas que chegam e saem o tempo inteiro, e a diligência de localização e identificação do objeto neste caso, pode vir a demorar além do previsto.

É a primeira vez na história de Mantenópolis que a Agência dos Correios local sofre este tipo de investida criminosa.

As Agências dos Correios, agora centralizando serviços bancários e outros serviços de pagamentos e recebimentos, vem acumulando responsabilidades que antes eram das agências bancárias, o que também, em face disto, tem aumentado o leque de serviços ao público sem portanto adequarem-se nas questões de segurança, tanto para o patrimônio próprio, quanto para os dos usuários e funcionários, sendo que em nenhuma agência dos correios não se vê vigilância humana ostensiva, mas somente de monitoramento eletrônico, o que não intimida mais os criminosos, que estão cada vez mais ousados em suas investidas.

CAM00621CAM00625CAM00623

COMPARTILHAR